Coordenador : Fabián Rodrigo Magioli Núñez
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389715.2199.50145.24022023
Departamento/Setor: GCV
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes, professores, servidores e pessoas interessadas em questões da(s) identidade(s) e da(s) cultura(s) latino-americana(s).
Local de atuação: As sessões exibidas na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro são realizadas, em geral, nas terceiras quintas-­feiras de cada mês. As sessões no Cine Arte UFF são realizadas, em geral, também às quintas-­feiras, na segunda ou na última do mês. A Sessão Em Casa, realizadas em nossa Unidade, o Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), voltada para o público interno e conduzida pelos estudantes do Curso de Cinema e Audiovisual da UFF, preferencialmente, seguida de debate. Além disso, estamos estudando a possibilidade de mantermos a programação em sessões de modo remoto em parceria com o site Contrapoder.
Objetivo
a) Geral: Promover a exibição sistemática de filmes congregando a comunidade acadêmica e outros segmentos sociais a discutir seu significado na sociedade contemporânea. Em especial, os de origem latino-­americana. b) Específico: -­ Desenvolver uma atividade de extensão, aberta a estudantes, professores e funcionários e quaisquer outras pessoas interessadas no assunto, criando mecanismos de leitura crítica dos filmes apresentados; -­ aprofundar a discussão da relação dos filmes latino-­americanos em diferentes plateias, através do uso de uma verdade de obras já disponíveis, de gêneros e formatos distintos; -­ aprimorar os instrumentos de reflexão crítica sobre os filmes; -­ ampliar, o máximo possível, o espectro de espaços de exibição, discussão e agitação cultural pelo audiovisual, incentivando a leitura crítica, a formação de plateias e sua instrumentalização para melhor pensar o espaço audiovisual contemporâneo.
Resumo
O Cineclube Sala Escura é um projeto de mobilização da comunidade interessada em cinema para a reflexão sobre cinematografias não hegemônicas, que tragam questões relevantes para se pensar o mundo contemporâneo. O campo particular de atuação são os cinemas latino- americanos. Essa sistematização sobre o pensar o cinema envolve estudantes do Curso de Cinema e Audiovisual da UFF numa ação de engajamento junto a diferentes plateias e, por outro lado, provoca e estimula nesse público o desejo de conhecer outras formas de expressão artística, ausentes, em geral, de nossa indústria cultural tão dinamicamente ligada aos interesses das grandes corporações midíaticas estadunidenses. O Sala Escura busca explorar espaços alternativos para a reflexão sobre o audiovisual e a cultura. Em 2015, voltamos com sessões no Cine Arte UFF, para a comunidade local em Niterói, após as reformas ocorridas na sala de cinema. Mantemos a nossa tradicional sessão mensal na Cinemateca do MAM, na qual produzimos um folder, com informações sobre o filme e um texto de análise. Durante a pandemia, enfrentamos o desafio de programarmos sessões de modo remoto, mantendo o vínculo com os antigos parceiros e conseguindo novos apoios. Foi o caso da parceria com o site Contrapoder, pelo qual realizamos sessões em 2021 e 2022. Ainda há a possibilidade de mantermos a parceria.